Diferenças

Nos dias atuais que as diferenças são tão discutidas, a necessidade de uma sociedade sensível e capaz de acolher a todos se faz presente em vários momentos, vemos a importância da discussão sobre equidade.

O ato de incluir mesmo sendo presente nas falas do cotidiano, ainda permeia por barreiras físicas e emocionais, por pessoas que não usam as nomenclaturas corretas por medos ou não saber quais são, por não aceitar uma nova rotina com suas peculiaridades, por não entender que essas famílias precisam de suporte e ter seus direitos garantidos.

A criança de hoje com deficiência que passa por uma série de privações como por exemplo: a permanência na escola, direito ao lazer e a cultura e muitas vezes a garantia de atendimento à saúde com medicamentos e orientações é o adulto de amanhã que será excluído em relação aos seus pares.

Situações estas que ainda permeiam no nosso convívio, mesmo com todo acesso à informação. A busca por reforçar a temática, acolher, entender as diferenças, buscar por informações e entender que cada família é um universo particular e com ele traz suas experiências, nos leva por um caminho de entender que a deficiência não é uma suspensão nas ações ou vida desta pessoa e sim um propulsor as novas aventuras e convívio em comunidade. A INCLUSÃO ultrapassa os muros da escola. Ela é o caminho sem volta para a liberdade,para o  acolhimento, em resumo para a vida. Mas não se enganem!!! para a maioria das pessoas ela ainda é invisível aos olhos.

Tirar a venda e descobrir é a melhor aventura, posso te garantir!

Amanda Sinnhofer

Coordenadora do Projeto de Inclusão Educacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *