Cuidar e Prosperar

Para quem ainda não conhece, o programa Cuidando é uma frente de trabalho que oferece incentivo e bolsa-auxílio para pessoas desem-pregadas e em situação de alta vulnerabilidade social, inscritas no CadÚnico. Nele, os participantes auxiliam nos serviços de varrição, pintura de guias, poda de canteiros e jardins e roçagem.

Há quase um ano de funcionamento, o pro-grama de zeladoria social já empregou cerca de 100 pessoas, que decidiram de uma vez por todas transformar a si mesmo e, por consequência, a cidade também. Segundo Ygor Silva, colaborador que faz o gerenciamento das vagas pelo Batuíra, a expectativa é que com o sucesso do programa este número dobre e mais pessoas possam trocar esse cuidado.

Um dos objetivos do Cuidando é aliar o lado social às práticas de sustentabilidade, isso porque os participantes atuam diariamente com foco na conservação de espaços públicos. Se há duas semanas atrás, neste mesmo jornal, traçamos um paralelo entre o artesanato e a reconstrução humana, neste projeto o conceito é a higienização de dentro para fora, ou vice e versa. O processo faz parte de um mecanismo que trabalha a autonomia e a saúde, para que cada indivíduo esteja bem, e inteiro, para servir o coletivo, cuidando uns dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *