projbavinimg
Bavin – Espaço Criança
 
   O Bavin é um projeto sócio educativo em contra turno escolar, ou seja, parte do período na escola e parte do período na Instituição Batuíra. Administrados em nossa escola, crianças e pré-adolescentes participam de diversas oficinas que possibilitam prevenir a ocorrência de situações de risco social às crianças. Assim, estimula o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos, propiciando sua formação cidadã e permanência da criança no sistema educacional.
projcrecheimg
Creche Batuíra
 
   A Creche Batuíra atende crianças de 06 meses a 3 anos e 11 meses de idade, sempre acompanhadas por profissionais especializados que orientam atividades lúdicas visando o desenvolvimento sócio-cultural desses, completadas por cinco refeições diárias (crianças que permanecem em período integral). Trabalhamos com a convicção de que a educação não é apenas um direito, mas também um dever para com a sociedade em que vivemos. Durante a pandemia da Covid-19, a equipe de educação do Núcleo Batuíra participou do programa Saberes em Casa exibido diariamente na TV Aberta e TV Câmara Guarulhos.
 
 
projoasisimg
Oásis – Casas do Caminho
 
   O projeto Oásis conta com 06 casas, localizadas em diversos bairros de Guarulhos, que acolhem crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar, encaminhadas pela Vara da Infância  através de medida protetiva de acolhimento institucional (ECA, art.101).Com ações internas e o trabalho articulado junto a Vara da Infância e Juventude vem realizando com sucesso desacolhimentos com o retorno de crianças / adolescentes ao convívio familiar ou a inclusão em famílias substitutas. Todo trabalho realizado pela Instituição na execução do Projeto é reforçado pela articulação com a rede de serviços sócio assistencial. 
Salão Batuíra
 
   O Salão Batuíra é um projeto de formação e inclusão, na área de estética, com oficinas na formação de cabeleireiro e/ou manicure atendendo a comunidade local e seu entorno, visando o aumento da renda familiar Desde 2002, a Instituição desenvolve atividades de formação e inclusão na área de estética com a oferta de oficinas de formação em cabeleireiro e manicure, dispondo de espaço físico próprio, mobiliário e equipamentos necessários, bem como equipe qualificada e engajada garantindo um atendimento de qualidade.
Abordagem Social
 
   A Abordagem Social tem como objetivo executar o Serviço de Proteção Especial de média complexidade. Para a construção do processo de saída das ruas e benefícios sociais, mantém uma equipe itinerante altamente capacitada com turno de 12 horas, percorrendo os bairros de Guarulhos, abordando pessoas em situação de rua. Para cada indivíduo é elaborado um plano de ação de acordo com sua necessidade.
SEPOP – Novo Rumo
 
   O serviço é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimentos de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. O serviço promove o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação civil, proporciona também, endereço institucional para utilização de referência para o usuário.
Superação
 
   O Superação é um projeto de residência inclusiva que caracteriza-se por ofertar Acolhimento Institucional para pessoas de ambos os sexos com idade entre 18 e 59 anos com deficiência, em situação de dependência que não disponham de condições de alta sustentabilidade ou de retaguarda familiar. A residência dispõe de equipe especializada/ capacitada, que desenvolve metodologias adequadas para a oferta do serviço de forma personalizada e qualificada para a garantia dos cuidados e atenção às necessidades individuais e coletivas.
Flor de Lis e Dando Um Tempo
 
   O Flor de Lis é uma casa de acolhimento feminino destinada a mulheres em situação de rua, abandono familiar e sem condições de auto sustento, visa a proteção integral, assegurando privacidade, respeito e dignidade; a inclusão produtiva no mercado de trabalho formal e/ ou informal; e o resgate e reconstrução dos vínculos familiares na tentativa de fortalecer suportes e apoios e prevenir episódios de reincidências. 
 
A casa de passagem Dando um Tempo tem como objetivo acolher mulheres com ou sem filhos que se encontram em situação de rua e outras situações de risco. A casa tem estrutura de residência com atendimento ininterrupto, 24 horas dia, atende mulheres com filhos ou não, encaminhadas por agentes de serviço de abordagem social nas ruas, dos centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Centro de Referência de Especialidade da Assistência Social (CREAS), Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante, entidades e de outras políticas públicas e será desenvolvido em parceria e monitoramento do CREAS.
Retomando
 
   O projeto Retomando acolhe homens de 18 anos a 59 anos, em situação de rua, desabrigo, abandono, em trânsito, ausência de residência e sem condições de auto sustento. O objetivo é desenvolver condições para independência  e autocuidado; promover o acesso a rede de serviços sócio assistenciais visando a reintegração dessas pessoas com a sociedade, através da promoção de qualificação para a inclusão produtiva no mercado de trabalho; reconstrução de vínculos familiares e sociais, devolvendo a eles a dignidade.
Cuidando
 
   O programa Cuidando oferece uma bolsa-auxílio para cem participantes desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social, inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Os participantes auxiliam nos serviços de varrição, pintura de guias, poda de canteiros e jardins e roçagem. Todos passam por capacitação e atuam junto aos profissionais das regionais da Prefeitura, com jornada de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira, em regime de CLT. O contrato é de seis meses, prorrogáveis por mais seis.
Vagalume
 
   O projeto Vagalume se trata de um serviço de Proteção Especial de Média Complexidade suplementar a Abordagem Social, destinado a pessoas em situação de rua ou que fazem uso das ruas como meio de sobrevivência. O projeto tem como objetivos favorecer a travessia da rua para espaços protegidos através do mapeamento dos territórios, com maior índice de pessoas/ crianças e adolescentes em situação de rua. Serviço ofertado em caráter emergencial e programado para execução durante a duração da Operação Inverno.
Alimentação Fraterna
 
   O projeto Alimentação Solidária se trata de um plano de atendimento emergencial e complementar aos projetos já desenvolvidos pela Instituição junto à população de rua durante a duração da Operação Inverno. Seu objetivo é assegurar o direito humano à alimentação adequada ao público atendido, promovendo sua segurança alimentar e nutricional de modo que tenham acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.
Inverno Quente
 
   O Inverno Quente é um projeto de Operação Inverno, que funciona das 21h às 09 horas do dia seguinte. O projeto atende indivíduos encaminhados ao SEA-POP pelas Equipes de Abordagem Social (diurna) que não foram contemplados pelo Serviço de Acolhimento Masculino seja pela não manifestação de interesse ou ausência de vagas. O translado para o espaço ocorrerá às 21 horas depois de passarem por atendimento técnico e oferta de alimentação, bem como disponibilização de espaço para cuidados de higiene pessoal. 
Experiência e Vida
 
   Nos projetos “Experiência e Vida” (Lar Batuíra) e Recanto dos Idosos “Nosso Lar” são atendidos idosos em situação de vulnerabilidade e exclusão social, atendimento com regime interno com assistência 24 horas por uma equipe especializada, acompanhamento médico e atividades ocupacionais, culturais e terapêuticas. Aqui se tem a garantia de proteção integral e melhoria na qualidade de vida com o desenvolvimento da autonomia.
Vida Plena
 
   O Vida Plena baseia-se em um espaço voltado para idosos, na região onde existe grande carência de serviços, e com isso dar às famílias cuidadoras de seus idosos a possibilidade de incluí-lo em um serviço de atenção e cuidados, onde o mesmo possa desenvolver com monitoramento de uma equipe multidisciplinar atividades que contribuam para o envelhecimento saudável. No projeto, os idosos permanecem durante o dia no Centro de Convivência, recebendo muita atenção, carinho, cuidado e assim passando seu dia repleto de atividades enquanto seus familiares trabalham, retornando para seus lares no final da tarde.